Não é necessário ser nenhum fã de carteirinha da Apple para entender que a fabricante tem a capacidade de dirigir o mercado para uma determinada tendência. É o caso da tecnologia de localização geográfica em dispositivos móveis, como a ofertada pelo iPhone. Agora os números comprovam: a quantidade de aplicativos que usam o recurso é expressiva e já ultrapassou a casa dos milhares.
Menos de um ano atrás, a Apple apontava que existiam 500 aplicações com recurso de localização, o chamado location-based services (LBS). Oficialmente, a oferta já subiu para mais de duas mil, e isso sem contar os aplicativos “não oficiais”.
Para se ter uma ideia, a consultoria ABI Research aponta que o mercado dessa tecnologia deverá girar em torno de US$13 bilhões em 2013. Em 2008, esse mesmo nicho movimentou US$515 milhões.
Outro ponto que comprova o crescimento da LBS é o recente interesse do Google no setor. O seu recém-lançado Latitude oferece recursos de localização sem cobrar nenhuma taxa da fabricante do dispositivo. A Skyhook Wireless, fabricante do sistema usado pelo iPhone, tem um plano de licenciamento por dispositivo.
Independentemente do sabor da aplicação, tudo indica que a Apple novamente se antecipou a uma tendência.
Fonte: Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário