Ao realizar uma pesquisa pelo nome de Steve Jobs na busca de patentes do Google, Harry McCracken, do Technologizer, fez uma série de achados interessantes sobre produtos que tiveram a influência do CEO da Apple na sua concepção e design. O mais interessante é que sua participação na empresa está longe do campo técnico ou de engenharia de produtos, mas ainda assim uma série de inventos são creditados a ele, sendo que McCracken aproveitou o seu artigo para destacar aqueles que estão mais longe de serem revolucionários — ou seja, os pequenos detalhes.
Acessórios que costumam (ou costumavam) acompanhar produtos da Apple estão nessa lista, como os adaptadores de força, presente nos Macs portáteis e o Apple Remote, que até o ano passado vinha em qualquer computador produzido pela Maçã. Claro que nem tudo que Jobs idealizou foi bem-sucedido no mercado: basta lembrar do mouse original do iMac, que até hoje é lembrado por alguns usuários como um exemplo a não ser seguido em produção nesse setor.
Outro trabalho de design industrial que também envolveu Steve Jobs foi a idealização do design do iMac “Abajur” G4, com uma patente que descrevia um computador com uma base e uma tela ligados por uma articulação. Basicamente, ela deu origem ao computador, mas não deve ter contado totalmente com ele para ser finalizada.
Nos iPods, merece destaque a atuação de Jobs na criação de um dispositivo semelhante ao iPod nano com um tipo diferente de controle (2007), mas que nunca veio ao público (ainda). Curiosamente, uma patente sobre o desenho das embalagens de iPod também leva o nome do CEO, em conjunto com outra descrevendo dois tipos de cases para eles, mas que nunca saiu disso — como boa parte do que a Apple registra como invento dela.
Por fim, vale destacar um invento de 2004 que descrevia um dispositivo à base de toques que aparenta ser bem maior que um iPhone, mas menor que um Mac portátil. Datada de 2004, a patente está relacionada aos recentes rumores de lançamento de uma tablet da Maçã, quevoltaram a ganhar força mais uma vez. Isso mostra que a espera de alguns usuários por uma tablet da Apple é antiga, mas, com tantos inventos como esse sem sair do papel, sempre é difícil descobrir os planos dela para a introdução de novos produtos.
Os exemplos acima são apenas alguns dos descritos por McCracken em seu artigo, então vale a pena conferir a lista completa.
Fonte: Link