sábado, 18 de abril de 2009

GazoPa: busca de imagens por similaridade direto no iPhone

A Hitachi está desenvolvendo um serviço de buscas de imagens (ainda em fase beta privado) através da similaridade, ou seja, você apresenta uma imagem e ele busca outras parecidas com aquela. Mas nada melhor para divulgar um novo serviço do que disponibilizar um aplicativo para iPhone, não é mesmo?

GazoPa para iPhone

GazoPa é o aplicativo que traz este serviço ao iPhone e iPod touch. Para iniciar as buscas, você pode tirar uma foto no momento, escolher uma em sua biblioteca de fotos ou então até mesmo desenhar, aproveitando de toda a interatividade multi-touch que o iPhone proporciona.

Como um vídeo vale mais do que mil screenshots, confira como o serviço promete funcionar:

É claro que, por estar ainda em fase beta, o aplicativo não funciona exatamente como demonstra, pelo menos não para imagens brasileiras. Nos inscrevemos como beta testers e fizemos algumas experiências para ver como a novidade funciona.

Painel de configuraçãoTeste

Você tem a sua disposição as opções de buscas, que podem ser focadas na cor, no layout, na forma ou até mesmo rostos. Tentamos primeiro com uma foto da nossa bandeira, mas ele se baseou principalmente nas cores, mesmo alterando as configurações. Depois tentamos com um desenho, onde os resultados foram um pouco mais satisfatórios.

CoresBusca por desenhoResultado

Por último, a busca por rostos. Ele funcionou muito bem ao achar a mesma foto que a original, mas não achou fotos diferentes da mesma pessoa, como faz o iPhoto no Macintosh. Também nesse caso, imagens brasileiras não funcionam muito bem, certamente devido ao limitado banco de imagens da Hitachi, que ainda não possui muitos exemplos brasileiros.

Busca por rosto

O resultado ainda não funciona muito bem

O aplicativo já está disponível de graça na App Store (link), mas para poder usá-lo é preciso receber um convite do beta fechado do serviço. Até ontem eles ainda estavam aceitando novas inscrições nesta página, mas não sei até quando isso vai durar. Tente se inscrever e teste você mesmo este serviço que pormete ainda crescer muito.

Fonte: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário