sábado, 14 de março de 2009

10 funções que deveriam vir com o iPhone 3.0



A contagem regressiva para o iPhone 3.0 começou oficialmente: a Apple anunciou planos de lançar a nova geração do sistema operacional para iPhone em um evento na próxima terça-feira (17/03). Enquanto a companhia mantém a tradicional cortina de mistério sobre o lançamento, nós compilamos algumas funções muito discutidas que a maior parte dos usuários quer ver. Não somos videntes, mas algumas dessa funções podem de fato ser uma boa aposta – e talvez o lançamento no St.Patrick Day (dia de São Patrício) traga alguma sorte para a sua função favorita.

1. Notificação de atividade

Um dos pedidos mais antigos, a notificação de atividade foi discutida desde o meio do ano passado. O sistema, que permitiria que aplicativos registrem informações mesmo quando não estiverem ativos, era previsto para ser lançado em setembro de 2008. O prazo não cumprido levou a especulações de que o projeto estava morto. Então será que as notificações de atividade “offline” vão sair do papel com o iPhone 3.0?

“Essa função deveria ter alta prioridade do ponto de vista competitivo”, nota Dan Hays, um expert em indústria de celulares que é diretor da consultoria PRTM Management Consultants. “Essa é definitivamente uma oportunidade das grandes para a Apple”.

2. Suporte ao Adobe Flash

Depois de muito vai-e-vem no desenvolvimento desse projeto, o suporte ao Adobe Flash continua distante de usuários de iPhone, que por muitas vezes têm provas de que essa é a omissão mais irritante do aparelho. Deixando de lado os “desafios técnicos” ditos como o maior empecilho para a presença do Flash no iPhone, o motivo principal parece ser politicagem. Sempre há uma ponta de esperança, mas pode ser que não seja ainda dessa vez.

3. Bluetooth avançado

Muitos fãs de iPhone têm procurado por funcionalidades expandidas de Bluetooth – você sabe, a habilidade de cumprir tarefas como compartilhar arquivos e usar teclados sem fio. Seria um passo simples e muito fácil se a Apple implementasse essa função no sistema operacional do iPhone, mas mesmo assim ela pode não estar no topo da lista de prioridades da Apple.

“Não está claro para mim se isso vai realmente aumentar as vendas do iPhone”, aponta Hays. A velocidade do Bluetooth, ele diz, limita o poder de transferência. “Eu vejo isso como uma coisa que pode ser feita, mas que não está marcada como prioridade alta.”

4. Opções de copiar e colar

Eu suspeito que quase todos os usuários de iPhone ficariam felizes com a ideia de poder copiar, colar e recortar na plataforma iPhone. Uma omissão estranha, para não falar mais. Esperamos que essa habilidade básica seja incluída nesse lançamento 3.0.

5. Processamento em background

O suporte multitarefa muito requisitado pode ter uma chance nessa versão 3.0. A Apple citou previamente o risco de sugar energia demais e de prejudicar a performance como um obstáculo para a adição. Rumores que surgiram em fevereiro sugerem, no entanto, que o 3.0 pode ser uma reviravolta nessa história.

6. Teclado horizontal

Enquanto aplicativos tornaram possível ter um teclado horizontal para escrever e-mails no seu telefone, o suporte nativo para uma digitação mais ampla, tanto para e-mail quanto para SMS ainda não emergiu. Com crescente campo de smartphones versáteis, essa seria uma adição fácil e inteligente.

“Se você der uma olhada em como os teclados de touchscreen estão sendo implementados em aparelhos da concorrência, como o Blackberry Storm, isso definitivamente é algo com o que a Apple não tem nada a perder”, disse Hays. “Provavelmente eles vão ganhar alguns pontos com os usuários se fizerem essa adição.”


7. Videoconferência

Videoconferência pode ser um grande impulso para o iPhone - mas seria também um grande consumo de rede. Por mais que tenha muita gente querendo ver essa funcionalidade estreando, a dificuldade com dados pode ser uma pedra no caminho para tornar uma realidade no 3.0. “O usuário médio de iPhone consome cerca de cem vezes mais dados do que um usuário regular. Você consegue imaginar que videoconferência vai consumir muito mais”, disse Hays.

8. iPhone como modem

Desde o repentino banimento do aplicativo de tethering Netshare para iPhone em agosto passado, o uso do iPhone como um modem foi reduzido a cinzas. Um e-mail dito como sendo de Steve Jobs naquela mesma época, no entanto, sugeria que a Apple estava trabalhando junto com a AT&T para criar uma solução integrada. Se o conflito com as operadoras puder ser superado (a AT&T oferece planos para alguns dos seus outros aparelhos wireless), a Apple poderá ter uma forte arma em mãos.

9. Busca global
Coloque esse na pasta “por que não?”. A Apple poderia trabalhar para trazer uma opção de busca global para o iPhone 3.0. Ao invés de oferecer apenas uma pesquisa limitada entre os aplicativos como o Contacts, por que não deixar que usuários façam uma pesquisa no aparelho todo direto da tela inicial? Porque tal função não está disponível desde o começo? Você deve estar se perguntando.

10. Opções extra para SMS
Uma coisa que aparece frequentemente nos fóruns é a noção de dar um pouco mais de impacto no sistema de SMS do iPhone. Usuários querem a habilidade de mandar e receber imagens e vídeos em mensagens de texto, bem como a adição da funcionalidade de encaminhar mensagens. Tomara que a Apple leia os mesmo fóruns que nós.

A lista continua
Há muito mais pedidos lá fora, alguns absurdos, outros não. Um sistema de organização por pastas na tela inicial e opções avançadas de sincronização com o Exchange são algumas das outras idéias que são vistas flutuando. E você, o que gostaria de ver na nova versão?

Fonte:http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/999/12/31/10-funcoes-que-deveriam-vir-com-o-iphone-3.0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário