quarta-feira, 25 de março de 2009

Como acessar um Mac sem a senha



A leitora Sabrina tem uma pergunta comum. Ela ficou com o Mac da mãe, que faleceu, mas ela não sabe a senha do computador. Como acessá-lo? A resposta, claro, também serve para quem simplesmente esqueceu o código de acesso de seu computador.

Mas essa é uma questão muito delicada, pois você pode usar o método que vamos ensinar para conseguir acesso a qualquer Mac. E isso pode ser um problema para pais que querem manter os filhos longe de suas coisas (e vice-versa). Por outro lado, situações como a da nossa leitora (bem como quando você compra um Mac usado que não foi devidamente limpo) pedem uma resposta.

Para o OS X 10.5, insira o disco de instalação ou um disco recente de instalação de OS X (Tiger ou Leopard, por exemplo). Pressione e segure o botão C do teclado para rodar o Mac no disco.

Quando o Mac rodar, você terá que escolher um idioma. Faça isso e clique na seta que aponta para a direita para continuar. Quando a tela de boas-vindas aparecer, espere pela barra de menu se materializar e escolha Reset Password no menu Utilities. Na janela seguinte, escolha o usuário da senha que você quer mudar no menu pop-up Select a User. Digite e confirme uma senha nos campos apropriados e, se quiser, escolha uma dica para a senha. Clique em Save para realizar a mudança.

Note que quando você alterar a senha do administrador, não vai "resetar" a chave-mestra – essa senha vai continuar como era originalmente. O que isso significa é que você poderá fazer todas as coisas que um administrador pode – instalar aplicativos e alterar preferências do sistema, por exemplo. Você não poderá, no entanto, acessar itens trancados pela senha original (como senhas para sites) salvos no login original. “Oh ótimo”, eu já posso ouvir pais dizendo. “Você acabou de dar ao meu filho acesso ilimitado ao meu Mac. Muitíssimo obrigado!”

Felizmente, há uma coisa que pode ser feita, nesses casos. Inicie seu computador pelo disco de instalação novamente, chegue até a tela de boas-vindas, e, no menu Utilities, escolha Firmware Password Utility. Na janela que aparecer, clique no botão Change, então habilite a opção Require Password to Change Firmware Settings, digite e confirme uma senha. Clique em OK e seu Mac está protegido por uma senha de Firmware.

O que isso significa? Isso significa que se seu filho tentar rodar seu Mac com um disco de instalação e apertar a tecla C, o Mac vai ignorar essa ação e vai proceder para a tela de login. Se seu filho for realmente malandro e apertar a tecla Option para chegar à tela que você escolheu para rodar seu aparelho, um cadeado vai aparecer com um campo para texto embaixo. Se a criança não apresentar a senha correta de Firmware, não poderá rodar o Mac no disco.

Porém (e esse é um porém importante), se você logou no seu Mac como um administrador e saiu de perto sem se desconectar, qualquer pessoa que passar por ele pode usar o disco de instalação e rodar no disco ao escolher, no sistema de preferências, a opção Startup Disk, e então mudar as senhas de administrador e firmware. Por esse motivo, tenha certeza de que saiu da sua conta antes de deixar seu Mac, se você teme pela segurança dele (a opção Log Out After X Minutes of Inactivity, na aba General das preferências do sistema, também pode ajudar com isso.)

Fonte:http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/999/12/31/como-acessar-um-mac-sem-a-senha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário