quinta-feira, 26 de março de 2009

Cinco dicas para ganhar tempo no Mac OS X


Procurando por algum jeito de economizar tempo? Pode ser que você não precise nem caçar novos utilitários para isso, basta aproveitar as vantagens de algumas ferramentas já existentes no OS X.

1- Abertura automática de pastas

Se você arrastar um arquivo sobre uma pasta e pausar, a pasta vai abrir e mostrar o conteúdo em seguida. Arraste o arquivo sobre uma pasta nessa janela e essa pasta também vai se abrir. Use essa função para mover arquivos para lugares distantes na hierarquia de pastas sem ter que abrir janelas individuais. E aqui há dois atalhos: aperte a barra de espaço do seu teclado enquanto segura o arquivo sobre a pasta para abrí-la imediatamente, e aperte Esc para cancelar uma ação antes de soltar o arquivo na pasta. Essa função está ativa por padrão. Se quiser mudar o tempo que ela leva para abrir a pasta, clique em Finder: Preferences e ajuste o indicador de tempo de espera.



2- Barra de ferramentas

Arquivos, pastas ou programas podem ser acessadosc com ajuda do Finder. Pois é só arrastar seu ícone para barra de ferramentas do Finder no topo da janela. Arraste o ícone para um espaço na barra de ferramentas – à direita dos botões – e espere um segundo; o cursor vai mostrar um sinal de adição (+), e então o item será adicionado ao espaço. Aperte a tecla Command ao arrastar um ícone para remover da barra. Clique na barra segurando a tecla Control e selecione Customize Toolbar no menu contextual para ainda mais opções.

3- Melhor caminho

Selecione View, Show Path Bar para revelar essa barra na parte de baixo da sua janela do Finder. Ela vai mostrar exatamente onde o arquivo selecionado está na hierarquia de pastas do seu computador, não importando qual forma de visualização você esteja usando. Você pode arrastar arquivos ou pastas para outras pastas mostradas na barra de caminho, essa é uma boa forma de mover arquivos para níveis acima da hierarquia. Você também pode abrir qualquer uma dessas pastas ao dar um clique duplo.

4- Por dentro dos ícones

Aquele ícone mínimo que você pode ver na barra de título em todas as janelas do Finder é mais do que um olhinho. Clique nele segurando a tecla Control para abrir um menu pop-up mostrando a hierarquia da pasta atual. Selecione uma pasta para ir para ela. Se você segurar a tecla Command enquanto seleciona uma pasta, vai abrir uma nova janela do Finder.

5- Teclas de direção

Não há necessidade de clicar em tudo no Finder. Aperte command + seta para cima para ir para uma pasta acima na hierarquia, e command + seta para baixo para entrar em uma pasta ou abrir um arquivo ou programa. Use as setas para cima e para baixo para navegar por List View, Column View, e Cover Flow View. Pressione esses direcionais para direita e esquerda para mover no Icon View.

Fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2009/03/26/cinco-dicas-para-ganhar-tempo-no-mac-os-x/

Nenhum comentário:

Postar um comentário